domingo, 17 de janeiro de 2021

« Cédulas Brasileiras da República – Emissões do Tesouro Nacional » Página 110 (Adaptação)

 Na parte inferior da mesma, uma cartela com os seguintes dísticos superpostos em caracteres greco-romanos: - Cinco Mil Cruzeiros – Valor Legal.

À direita da cédula está a efígie de Joaquim José da Silva Xavier num medalhão emoldurado e embasado, trazendo na parter inferior da moldura o dístico com sua alcunha (TIRADENTES), delimitado por dois pequenos ornamentos. Em torno do medalhão, encontramos os dentículos. Aos lados, no sentido vertical, entre os dentículos e as tarjas, estão destacados pequenos blocos formados por algarismos repetidos do valor da cédula, compondo o corondel.

Os motivos descritos, são impressos pelo processo calcográfico e constituem os primeiros elementos figurativos da cédula.

Sob este conjunto, em torno à ária livre, observa-se o fundo de segurança representado por pequenos algarismos do valor nominal contornados simetricamente por desenhos tramados.

Em torno da rosácea principal vê-se o florão irisado. Estes motivos são impressos pelo processo «off-set».


Nas áreas livres estão distribuídas:


a) aos lados da rosácea principal os elementos acessórios de identificação individual, impressos pelo processo tipográfico, em cor carmim, vistos de cima para baixo, respectivamente, à esquerda, ESTAMPA, NÚMERO e SÉRIE.

b) na parte que vai da rosácea inferior do angulo esquerdo até o lado inferior do medalhão, numa faixa horizontal tendo como fundo, pequenos algarismos do valor nominal contornados simetricamente por desenhos tramados, em cor sulferino, encontram-se os elementos acessórios de autenticação, as microchancelas do Diretor da Caixa de Amortização à esquerda, e a do Ministro da Fazenda à direita, impressas pelo processo tipográfico, em cor negra.

Os principais elementos figurativos do anverso estão impressos em cor sulferino e o fundo de segurança compõe-se de nuances verde, violeta e amarela, distribuídas da esquerda para a direita.


ReversoO reverso da cédula se compõe de um painel legendado (Tiradentes ante ao carrasco), reprodução do quadro do pintor Rafael Falco. Nos lados, três rosáceas superpostas, contendo cada uma algarismos do valor nominal.

Encimando e embasando o painel, em cartelas, os dísticos REPÚBLICA DOS – ESTADOS UNIDOS DO BRASIL. Compondo a moldura do painel, vêem-se ornatos de complementação. A composição do reverso é impressa em calcografia e sua coloração é sulferino ou vermelho rubi.

Nas margens brancas do anverso e do reverso, na parte inferior, está gravado pelo processo calcográfico o nome da firma impressora, Thomas de La Rue & Company, Limited.

Sob a ação dos raios ultravioletas, a cédula deixa transparecer os algarismos do fundo de segurança, numa luminescência amarelo-esverdeada.