sexta-feira, 25 de junho de 2010

RIO DE JANEIRO – 1900



Rio de Janeiro – 10 /3-900
Ilmo. João – Ahi vai uma vista do Largo do Paço, Cathedral, Mercado e Ilha das Cobras tirada do Morro do Castelo. Ela é antiga, pois hoje em dia o Largo do Paço já não é mais ajardinado, mas acha-se ali uma estatua eqüestre do General Osório – Diga-me opportunamente se devo insistir na remessa semanal de cartões de visitas ou se devo suspendela. Conte com seu amigo dedicado e sincero – Presser. Sem mais
Bilhete Postal (Cartão Postal) enviado do Rio de Janeiro para Porto Alegre em 10 de março de 1900 e recebido no dia 19 daquele mesmo mês e ano.

A foto é do fotógrafo Marc Ferrez e foi tirada por volta de 1870. Podemos ver nela o antigo convento do Carmo, o Paço, a fachada da Câmara e da Cadeia, do outro lado da Praça temos o Hotel de France, o Arco do Teles, o mercado e o ancoradouro e ao fundo a Ilha das Cobras. É possível notar a existência do passadiço entre o Paço e o convento do Carmo (três arcos sobre a Rua Direita – hoje 1° de março). Sua existência deve-se ao fato de que quando a família real ocupou o palácio em 1808, a rainha D. Maria I (cognominada a Louca - mãe de D. João) ficou hospedada no Convento e para evitar que ela tivesse que passar pela rua, construiu-se o passadiço. Este passadiço foi demolido no principio do Século XX.
Obs.: Clique na imagem para ampliar.