sábado, 5 de fevereiro de 2011

O QUE É NUMISMATICA?



Detalhe da pintura de Quentin Metsys (1465-66-1530)

O banqueiro e sua esposa (Museu Louvre – Paris)

Numismática é a ciência[1] das moedas. O objeto de estudo da numismática é a moeda, que em lato sensu compreende: as moedas, as medalhas, o papel-moeda, os jetons e outros meios de troca.[2]
Etimologia: por intermédio do latim numisma ou nomisma, átis (peça de moeda, moeda), derivado do grego nómisma, atos (regra, costume, moeda), de nómos (uso, costume, opinião geral, máxima, lei).
Datação[3]:Francisco Solano Constâncio, Novo diccionario critico e etymologico da língua portugueza, Paris, 1836.
Numismata é aquele que estuda ou se especializa em numismática.
Etimologia: do francês numismate (1812)
Datação: Francisco Júlio Caldas Aulete, Diccionario Contemporaneo da Lingua Portuguesa, 1881.
Distinção entre Numismata e Colecionador – para o numismata a moeda é um objeto de ciência, para ser estudada e compreendida em toda sua extensão. Para o colecionador ela constitui um agradável hobby, um excelente passatempo. Podem-se colecionar diversos objetos, como chaveiros, canetas, bonecas de porcelana, carrinhos, entre outros, sem que se necessite um conhecimento vasto ou que importe um enriquecimento intelectual.

Fontes:
- Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, 2001.
- Le Guide Marabout des Monnaies et Médailles, Verviers, Belgique, 1975.
- FRERE, Hubert. Numismática – uma introdução aos métodos de classificação. Tradução e adaptação de COSTILHES, Alaine FLORENZANO, Maria Beatriz. São Paulo: Sociedade Numismática Brasileira, 1984.
- SANDOVAL, Marcio Rovere. O Período de Transição do Cruzeiro Novo. Florianópolis: Boletim da AFSC (Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina), n° 57, março 2008, p 4-21.
- LOPO VIEIRA, Rejane Maria (colaboração de Maria Lúcia Faria Rodrigues e Norma Botelho Portugal). Uma grande coleção de moedas no Museu Histórico Nacional? Rio de Janeiro: Anais do Museu Histórico Nacional, Vol. 27, 1995 p. 91-111.

Autor: Marcio R. Sandoval (sterlingnumismatic@hotmail.com)




[1] Ciência no sentido de estudo, de disciplina científica.
[2] O termo "notafilia", usado em Portugal e empregado erroneamente no Brasil, não pertence ao vernáculo nacional.
[3] Primeira ocorrência bibliográfica registrada em Língua Portuguesa.