© 2014 Marcio Rovere Sandoval
Fig. 1 – Foto de Volkmar Wentzel (1915-2006) da
National Geographic Society nas Grutas de Ellora na India em 1953. Uma
foto semelhante foi publicada na NGS de maio de 1953, p.674, na matéria
intitulada “Índia´a Sculptured Temples
Caves”, de autoria deste mesmo fotógrafo. A foto acima foi publicada em
agosto de 2006, ilustrando o editorial da NGS na ocasião do falecimento de
Kurt, como ele era conhecido.
Vários detalhes chamam a atenção nesta imagem exótica,
como o templo, o veículo, o aspecto jovial do explorador, o romantismo das
viagens em locais até então pouco acessíveis, em suma um marco indelével na
linha do tempo.
Na edição da NGS de setembro de 2006 na sessão “Photo Journal” encontramos mais um pouco sobre esta foto e de seu
realizador, vejamos:
« Faça a Índia » Estas foram as únicas instruções da
National Geographic a Volkmar
« Kurt » Wentzel, no final dos anos 40. Durante dois anos e mais de 65 000 km , o
intrépido fotógrafo percorreu o subcontinente em uma velha ambulância reconvertida que ele havia comprado em Calcutá por US$
600 e uma adesão à National
Geographic Society. A reação da revista frente à aquisição? Vejamos nas
próprias palavras de Kurt: “Eu havia levado a ambulância em um lugarejo próximo
à Deli... Eu a fotografei com uma vaca em primeiro plano e crianças indianas
escalando por cima, e enviei à redação. Eu recebi uma resposta um pouco sarcástica
do serviço de contabilidade dizendo: “Caro Sr. Wentzel, eu gostaria de chamar
sua atenção sobre o fato de que uma letra de crédito serve para retirar
pequenas quantias. Nós gostaríamos de saber por que você precisou de tanto
dinheiro?” Eu me senti totalmente arruinado. Eu me dizia que havia metido todos
os ovos na mesma cesta e que, agora, eles estavam descontentes comigo. Eu
estava literalmente na miséria, quando um telegrama – que eu tenho ainda –
chegou, assinado por G.H.G. (Gilbert H. Grosvenor, Presidente da NGS e redator
chefe da revista): “Felicitações, aquisição de veículo reportagem fotográfica National Geographic. Boa viagem.” Para
Kurt, foi o início da aventura.” (Grifo e tradução nossa).
Ambulância
reconvertida? Mas qual?
Depois de uma pequena pesquisa temos:
Trata-se de um Dodge WC 54, um caminhão leve desenvolvido durante a 2ª Guerra
Mundial (1940-45) que serviu principalmente como ambulância pelo exército americano de 1942-45, inclusive na Batalha
da Normandia (Dia D). Foi utilizado também na Guerra da Coréia pela US Army Medical Corps (1953) e em outras
ocasiões até os anos 60, inclusive pelos exércitos de países europeus. A Força Expedicionária Brasileira (FEB) também utilizou este veículo. Foram produzidas cerca de 26.000 unidades das quais 22.857 ambulâncias. Muitos
deles passaram ao uso civil, como é o caso do veículo da NGS.
Fig. 2 – Comboio militar na França (Saint-Lô) durante a 2ª Guerra Mundial. (Fonte:
Wikipédia).
Fig. 3 – Campo de armazenamento para os
recém-produzidos Dodge WC-54 ambulâncias a espera do envio na fabrica de
Detroit, durante a 2ª Guerra Mundial, em agosto de 1942. (Fonte: Olive Drab).
Fig. 4 – Ambulância restaurada (Dodge WC-54) em
parada militar na França. (Fonte: Wikipédia)
National Geographic
France, agosto de
2006.
National Geographic
France, setembro de
2006.
The National
GeographicMagazine,
maio de 1953.
Wikipédia
© 2014 Marcio R. Sandoval
Autor: Marcio R. Sandoval
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