domingo, 26 de outubro de 2008

OS GUTSCHEIN DE DREIZEHNLINDEN





Fig. Gutschein (vale de pagamento) por ½ dia de trabalho prestado para a “Companhia Austríaca de Colonização no Exterior”, conforme indicação do reverso em língua alemã.
Dreizehnlinden foi o nome dado por Andreas Thaler à colônia austríaca fundada por ele no meio oeste catarinense em 31 de outubro de 1933 e que veio a dar origem ao nome da atual cidade de Treze Tílias, ou seja, Dreizehnlinden, em língua alemã. O nome provém do título do livro do poeta Friedrich Wilhelm Weber (1813-1894), editado em 1884, que enaltecia a “tília”, árvore comum na Áustria e que veio a se adaptar bem nas terras do oeste catarinense.
Em 1953, quando da criação do distrito naquela localidade, optou-se pela utilização do nome Papuan, que significa “capim”, na língua dos povos indígenas que habitavam a região, os Kaingangs.
Em 1963 o distrito de Papuan foi elevado a município, passando a se chamar Treze Tílias. Não encontramos, até o momento, referências seguras quanto à recusa pelas autoridades governamentais da época em nominar a cidade de Dreizehnlinden.
Andreas Thaler, antigo Ministro da Agricultura da Áustria e administrador da nova colônia, implementou os “gutschein”, ou seja, vales de pagamento à semelhança dos “notgeld” alemães, dinheiro de emergência largamente utilizados na Europa no período entre-guerras, frente à escassez de numerário ou mesmo por sua forte desvalorização. Estes vales tiveram circulação no âmbito da colônia e “eram principalmente utilizados pelo administrador para o pagamento dos serviços comunitários prestados pelos colonizadores na abertura de estradas, execução de pontes e outras edificações de interesse da administração”.[1] Estima-se que circularam durante o período de 1933 a 1939. Foram emitidos cinco valores correspondentes a quantidade de horas e dias de trabalho para a “Companhia Austríaca de Colonização no Exterior”, vejamos:

1. ½ hora de trabalho 105 mm x 64 mm azul
2. 1 hora de trabalho 110 mm x 69 mm lilás
3. ½ dia de trabalho 112 mm x 71 mm verde (chancela de Andreas Thaler)
4. 1 dia de trabalho 119 mm x 75 mm sépia (chancela de Andreas Thaler)
5. 5 dias de trabalho 131 mm x 81 mm azul (chancela de Andreas Thaler)

Os “gutschein” trazem no anverso, cenas do âmbito da agricultura e no reverso o valor e a indicação do responsável pela emissão: “Companhia Austríaca de Colonização no Exterior”, em língua alemã. Como vimos os três últimos valores apresentam a chancela do “Ministro”, Andreas Thaler.

Mais detalhes sobre este interessante assunto podem ser encontrados na matéria de autoria de Rubens Moser intitulada “Gutschein – O Dinheiro de Treze Tílias” publicada no Boletim da AFSC n°50 de agosto de 2003, p.1-6.
Veja também o livro intitulado Dreizehnlinden de Friedrich Wilhelm Weber e uma interessante Dissertação de Mestrado, de autoria de Ágatha Cristina Speck Mallmann, sobre as “Raízes históricas da colonização austríaca: um estudo sobre a educação de Treze Tílias (1928-1938)” .

[1] MOSER, Rubens. Gutschein – O Dinheiro de Treze Tílias. Florianópolis: Boletim da AFSC n°50, agosto, 2003, p.4.

Marcio R. Sandoval (sterlingnumismatic@hotmail.com)