terça-feira, 11 de junho de 2013

INTERNATIONAL MERCANTILE MARINE COMPANY e o RMS TITANIC


Fig.1 – Detalhe de uma ação da International Mercantile Marine Company, com vinheta representando os navios da companhia, similar ao Olympic, ao Titanic e ao Britannic. (clique para ampliar)

                        A IMMC – International Mercantile Marine Company  (1902-1940) foi um truste formado no início do Século XX (1902) tendo como objetivo monopolizar o comércio marítimo. Foi formado por grandes empresas de navegação, como a American Line, a Red Star Line, a Atlantic Transport Line e a White Star Line (1845-1949).
                        O projeto foi financiado por J.P. Morgan & Co. dirigido pelo financista John Pierpont Morgan. Esta companhia nunca conseguiu um verdadeiro sucesso. Após várias fusões e liquidações, as companhias restantes foram cedidas a United States Lines em 1940. A IMMC é conhecida por ter sido co-proprietária do RMS Titanic.
                        Os navios da White Star Line continuaram a portar o pavilhão britânico apesar de ter sido adquirida pelo grupo americano. A White Star Line foi desmembrada da IMMC em 1927 pela dificuldade na obtenção de financiamentos, ligada ao fato de ser esta parte da IMMC britânica e ainda a questão do naufrágio do Titanic em sua viagem inaugural em 15 de abril de 1912.
                        Em 1934 a White Star Line foi comprada por sua maior rival a Cunard Line que a absorveu completamente em 1949.
                        No detalhe da ação da IMMC (Fig.1) vemos o cancelamento “CANCELED 4 26 40 JP M & Co INC”  (Cancelada 26 de abril de 1940 J.P. Morgan & Co Inc.).
                        O nome de J.P. Morgan subsiste e esta na origem do banco JP Morgan Chase, constituído pela fusão do JP Morgan & Co. e do Chase Manhattan Bank. É um dos maiores bancos americanos e do mundo.
                        As ações foram impressas pela American Bank Note Company (ABNCo.) de Nova York. Desconhecemos a data da criação da vinheta. É bem provável que tenha sido realizada na ocasião do lançamento destes navios em 1912, ou um pouco antes. A data mais antiga que encontramos com esta vinheta nas ações da IMMC foi 1919. Esta que apresentamos é de 1939, um ano antes da liquidação da empresa.


Fig. 2 - Ação da International Mercantile Marine Company impressa pela American Bank Note Company datada de 1939. (clique para ampliar)


Matérias relacionadas:


Autor: Marcio R. Sandoval (sterlingnumismatic@hotmail.com)