© 2017 Marcio Rovere Sandoval
Figura 1 – Detalhe da prova do anverso da cédula de 50 dracmas de 1944 (P.169x; 115 X
Durante
a 2ª Guerra Mundial o Castelo de Valençay
se tornou um depósito secreto de obras do Museu do Louvre. Dentre elas podemos
citar a estatuária antiga, notadamente a Vitória de Samotrácia e a Vênus de Milo. Elas
escaparam por pouco da destruição em 16 de agosto de 1944, quando a 2ª Divisão SS Das Reich, atacou a cidade
de Valençay em represaria a morte de
dois soldados alemães causada por membros da resistência. O Duque de Talleyrand, prevalecendo do título
alemão de Príncipe de Sagan, e, sobretudo, Gérald
Van der Kemp, futuro Conservador de Versailles,
negociaram com os alemães a fim de que eles poupassem o Castelo de Valençay e suas obras artísticas
insubstituíveis. O episódio é relatado pelo próprio Gérald Van der Kemp, vejamos:
“Logo que cheguei à
zona livre foi-me confiado o depósito de Valençay, ou seja, a responsabilidade
dos tesouros armazenados nas caves do palácio, propriedade do Duque de
Talleyrand, que ali habitava (...). Estava ali a Vitória de Samotrácia, a Vénus
de Milo, os Escravos de Michelangelo, todo o Museu Camondo, os Museus Cognacq-Jay,
Guimet, de Arte Moderna, de Fontainebleau; mais as coleções Rothschild, David-Weil
e outras da mesma importância, levados para lá em caminhões aos cuidados dos
museus nacionais. De 1940 a
1944 vivi em Valençay. Assisti às conversações entre o Duque de Talleyrand e o
Conde von Metternich, que tinha sido nomeado diretor alemão para a proteção das
obras de arte (...) O duque também era Príncipe de Sagan, título alemão. Tinha
pensado em vender as suas terras com o título ao Marechal Göring. Este
estava muito tentado a tornar-se Príncipe de Sagan, "devolvendo assim à
Alemanha" um título caído nas mãos dos estrangeiros (...). O duque faleceu
no seu leito tranquilamente. Em França, não se toca jamais nos duques" (in, Vilallonga,
José Luis de. Gold Ghota. Paris: Le livre de Poche, 1972, p.309).
E continua :
“Os alemães decidiram fuzilar no local o Sr. Conservador, que neste caso era eu, e encontrei-me encostado ao muro, em frente a um pelotão pronto para atirar.
Durante este tempo, alguém já havia posto fogo ao palácio. Eu era o único que sabia
onde se encontravam os dutos de água (...) Falei-lhes em algumas palavras das
coleções (...). Tempo perdido. Então, exasperado, comecei a gritar: “Se Valençay
arder, vocês serão fuzilados em vinte e quatro horas, assim que alguém for
anunciar ao Marechal Göring o desaparecimento nas chamas de todos os tesouros
de arte francesa: o oficial e o intérprete empalideceram. Fui imediatamente
libertado. Com os habitantes de Valençay reunidos em grande número, consegui
controlar o incêndio. Os soldados já haviam posto granadas sob os móveis do
salão onde eu tinha mandado guardar o Museu Guimet. O resgate durou quarenta e
oito horas. Em janeiro de 1945 deixei Valençay depois de despedidas muito frias
feitas ao Duque – e instalei-me no Castelo de Montal onde se encontravam
armazenadas todas as caixas do Louvre” (op.cit. p.311 e 312)
Em Valençay,
neste episódio, quarenta imóveis foram incendiados e oito pessoas foram
assassinadas.
Figura 2 – Cartão Postal colorizado do Castelo de Valençay s/d
(cerca de 1910-20), circulado nos anos 30.
Bibliografia:
- Wikipédia – verbete em
português “Castelo de Valençay” e verbete em francês “Château de Valençay”. 26-02-2017.
- Standard
Catalog of World Paper Money, 1368-1960. Albert Pick - Edited by
George S. Cuhaj. Iola/USA:
Krause Publications, 12 th edition, 2008.
Obs.: Não tivemos acesso
ao livro Gold Ghota de Vilallonga, por este motivo fizemos
adaptações e correções no texto da Wikipédia em português (verbete: Castelo de Valençay), onde encontramos a transcrição do
texto de Vilallonga. O artigo em francês da Wikipédia menciona o
acontecimento, mas não transcreve o texto, o que não nos permitiu uma nova
tradução. O autor do
livro Gold Ghota era romancista, daí nos vem a questão: Este episódio seria verídico?
Autor: Marcio R. Sandoval
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