domingo, 17 de janeiro de 2021

« Cédulas Brasileiras da República – Emissões do Tesouro Nacional » Página 109 (Adaptação)

 Os principais elementos figurativos do anverso estão impressos em cor cinza-azul claro e o fundo de segurança nas cores azul-esverdeado, rosa, laranja e azul-esverdeado, respectivamente distribuídas da esquerda para a direita. No florão irisado, as cores são : azul, violeta, verde, amarelo e castanho claro.

ReversoO reverso da cédula se compõe de um painel legendado (Tiradentes ante ao carrasco), reprodução do quadro do pintor Rafael Falco. Nos lados, três rosáceas superpostas, contendo cada uma algarismos do valor nominal.

Encimando e embasando o painel, em cartelas, os dísticos REPÚBLICA DOS – ESTADOS UNIDOS DO BRASIL. Entre o painel e as rosáceas laterais, aparece uma composição ornamental executada a pantógrafo numismático. Compondo a moldura do painel, vêem-se ornatos de complementação, e na parte superior, sobre colunas, pequenos algarismos repetindo o valor nominal. A composição do reverso é impressa em calcografia e sua coloração é sulferino ou vermelho rubi.

Nas margens brancas do anverso e do reverso, na parte inferior, está gravado pelo processo calcográfico o nome da firma impressora, American Bank Note Company.

Sob a ação dos raios ultravioletas transparecem, em toda a impressão, os algarismos do fundo de segurança e por sobre a efígie, a imagem do Cristo Redentor.

 Cédula de Cr$ 5.000 – 2ª Estampa

Anverso – A cédula de Cr$ 5.000 é impressa em papel especial, fe formato retangular, medindo quando nova, admitidas as tolerancias normais, 157 x 67 mm.

Os angulos superiores apresentam rosáceas cuneiformes estilizadas, bordejadas por filetes ondulados, contendo os algarismos do valor nominal em caracteres romanos, com terminações em espículos; nos angulos inferiores, rosáceas de forma quadricular estilizada, ambas com os algarismos do valor nominal idênticos aos das rosáceas superiores.

A cartela principal traz os dísticos REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, composta em caracteres greco-romanos, com terminações em espículos.

À esquerda, de cima para baixo, a legenda TESOURO NACIONAL, seguindo-se-lhe, abaixo, a rosácea principal com o valor nominal em algarismos maiores em caracteres romanos, com terminações em espículos ladeados por dois pequenos alongamentos contendo também em algarismos menores o seu valor nominal.