domingo, 17 de janeiro de 2021

« Cédulas Brasileiras da República – Emissões do Tesouro Nacional » Página 108 (Adaptação)

 Cédula de Cr$ 5.000 – 1ª Estampa

Anverso – A cédula de Cr$5.000 é impressa em papel especial, de formato retangular, medindo quando nova, 157 x 67 mm admitidas as tolerâncias normais. Os angulos superiores apresentam rosáceas cuneiformes, bordejadas por filetes ondulados, contendo os algarismos do valor nominal, em caracteres romanos; nos angulos inferiores, rosáceas de forma quadricular estilizada, ambas com os algarismos do valor nominal idênticos aos das rosáceas superiores.

A cartela principal traz o dístico REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, composto em caracteres greco-romanos, com terminações em espículos ou crenos.

 Abaixo, do centro para a esquerda, numa cartela semicircular, o dístico TESOURO NACIONAL, seguindo-se sob esta, a rosácea principal, com seu valor nominal em algarismos maiores, em caracteres romanos, ladeado por dois pequenos algongamentos contendo também, em algarismos menores, o seu valor nominal. Na parte inferior da mesma, uma cartela com os seguintes dísticos superpostos: CINCO MIL CRUZEIROS, em carcteres greco-romanos.

À direita da cédula está a efígie de Joaquim José da Silva Xavier, num medalhão emoldurado e embasado, trazendo na parte inferior da moldura o dístico com sua alcunha (TIRADENTES), delimitado por dois pequenos ornatos.

Nas bordas da cédula, junto às tarjas, na parte interna e em torno do medalhão, encontramos os dentículos. Aos lados, no sentido vertical, entre os dentículos e as tarjas, estão destacados pequenos blocos formados por algarismos repetidos do valor da cédula, compondo o corondel.

Os motivos descritos são impressos pelo processo calcográfico e constituem os principais elementos figurativos da cédula.

Sob este conjunto, em toda a área livre, observa-se o fundo de segurança, representado por pequenos algarismos do valor nominal, contornados simetricamente, por desenhos tramados. Em torno da rosácea principal, vê-se o florão irisado. Todos esses motivos são impressos pelo processo «off-set».

Nas áreas livres estão distribuídos :


a) aos lados da rosácea principal os elementos acessórios de identificação individual, impressos pelo processo tipográfico, em carmim, vistos de cima para baixo, respectivamente, à esquerda, ESTAMPA, SÉRIE e NÚMERO; à direita, NÚMERO, ESTAMPA e SÉRIE.

b) sob a rosácea principal, os elementos acessórios de autenticação, à esquerda, a microchancela do Diretor da Caixa de Amortização e à esquerda, a microchancela do Diretor da Caixa de Amortização e à direita, a do Ministro da Fazenda, impressas pelo processo tipográfico em cor negra.