domingo, 17 de janeiro de 2021

« Cédulas Brasileiras da República – Emissões do Tesouro Nacional » Página 107 (Adaptação)


b) na parte superior, os elementos de autenticação, as microchancelas do Ministro da Fazenda, à esquerda e a do Diretor da Caixa de Amortização, à direita, impressas pelo processo tipográfico, em cor negra.

Reverso – o reverso da cédula se compõe de um painel legendado, com um motivo botânico (Vitória Régia). Nos lados, desenhos de valvas estilizadas, tendo no seu interior algarismos do valor nominal, de grande dimensão. Encimando e embasando o painel, em cartelas, os dísticos REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL. Nos angulos superiores, ornatos circulares incluindo desenhos estelares, contendo os algarismos do valor nominal; nos angulos inferiores, ornatos circulares incluindo desenho de folha de trevo estilizada, ambos com os algarismos do valor nominal idênticos aos das rosáceas superiores. A composição do reverso é impressa em calcografia, nas cores sépia e terra queimada.

Nas margens brancas do anverso e do reverso, na parte inferior, esta gravada pelo processo calcográfico o nome da impressora: CASA DA MOEDA DO BRASIL.