sábado, 15 de outubro de 2011


Império Austro-Húngaro - Babel Lingüística e Numismática


           Antes da 1ª Guerra Mundial tínhamos no centro do Continente Europeu um grande Império denominado Austro-Húngaro. Ele era formado pela aglutinação de muitos povos que se exprimiam em diversas línguas. Ao analisarmos suas emissões constatamos que elas apresentam características incomuns que vão desde o número de línguas empregadas para designar o valor e a unidade monetária, à incrível variedade de cédulas aproveitadas, através do emprego de superimpressões e carimbos. A título de exemplo tomamos a cédula de 1000 coroas (Pick n° 8) emitida originalmente em 1902.


Figura n° 1 - Anverso da cédula de 1000 Coroas do Império Austro-Húngaro emitida em 1902 (Pick n° 8a). Ao lado do Brasão da Áustria temos a designação do valor e da unidade monetária em 8 línguas diferentes; na parte central da cédula temos a designação em alemão e no reverso temos ainda em húngaro.[1]

                        Um pouco de história: Já em 1896 tínhamos notícias sobre a incrível complexidade de raças e culturas que formavam o então Império dos Habsbourgs[2], de modo que este Império se constituía em um "contra-senso geográfico e etnográfico"[3]. Ele era formado pela justaposição de elementos diversos, heterogêneos, opostos uns aos outros, até mesmo pela disposição natural de seu território, e estava fadado a desconstituição, "sendo um milagre que esta unidade político-administrativa se mantivesse[4]".
                        O Império Austro-Húngaro compreendia 676 665 Km² e se estendia pelos atuais territórios da Áustria, da Hungria, da República Tcheca, da Eslováquia, da Bósnia e Herzegovina, da Eslovênia, da Croácia e parte dos territórios que compõem hoje a Romênia e a Itália. A população do Império em 1890 era aproximadamente de 42 695 000 habitantes. Falava-se um grande número de idiomas, cerca de 20 línguas diferentes e segundo observações da época esta união era "o encanto dos filólogos e o desespero dos políticos". [5]


[1] A reprodução da cédula é ligeiramente menor do que a original (191mm X 130 mm).
[2] Casa Imperial Austríaca (1438-1918).
[3] Géographie de L´Europe. Paris: F.Schrader et Galloédec, 2ª édition, 1896, p. 259-279.
[4] ob.cit. p.266.
[5] ob. cit p. 267.



Figura n° 2 - Reverso da cédula de 1000 Coroas do Império Austro-Húngaro emitida em 1902 (Pick n° 8a). Ao lado do Brasão do Reino da Hungria temos a designação do valor e da unidade monetária em húngaro "Ezer Korona", completando as 10 línguas. Esta é a denominada a "face húngara da cédula".

                        A denominação "Império Austro-Húngaro" veio do nome dado em 1867 a monarquia dupla que compreendia os Impérios da Áustria (Capital Viena) e o Reino dos Húngaros (Capital Budapeste). O Império Austro-Húngaro foi governado pelos Habsbourgs até o final da 1ª Guerra Mundial (1918) sendo que em 1919 pelo Tratado de Saint-Germain-en-Lay o Império desapareceu dando lugar a Estados independentes. O Imperador da Áustria e o Rei da Hungria no período foi Francisco José I (1830-1916), da Dinastia dos Habsbourgs que em 1914 declarou guerra a Sérvia pela morte do Arqueduque da Áustria, Francisco Ferdinando em Sarajevo, desencadeando a 1ª Guerra Mundial.
                        Estes esclarecimentos são necessários para se compreender os motivos que levaram a emissão destas cédulas, com os valores e a unidade monetária com designação em nada menos que 10 línguas diferentes e salvo engano escusável, não há emissão que tenha igualado ou ultrapassado esta marca.
                        No anverso da cédula de 1000 coroas temos na parte central a águia bicéfala (Brasão dos Habsbourgs), a designação do valor e da moeda representada pela cédula, ou seja, neste caso "MIL-COROAS" em 8 línguas diferentes e abaixo em caracteres maiores a mesma representação em alemão (figura 1), somando-se 9 línguas; e não é tudo! No reverso temos ainda o Húngaro (figura 2). Vejamos:



 Figura n° 3 - Reprodução parcial do Reverso da cédula de 1000 Coroas da Áustria emitida em 1919 (Pick  n° 59), com as 8 línguas, cédula que neste aspecto é semelhante às Pick n° 8.


                        Na sequência das línguas apresentadas na cédula temos:

01. TISÍC-KORUN (Tcheco[1])
02. TYSIAC-KORON (Polonés)
03. TИCЯҸ-KOPOH (Ucraniano)
04. MILLE-CORONE (Italiano)
05. TISOĆ-KON (Esloveno)
06. HILJADA-KRUNA (Croata)
07. XИљaДa -kpУha (Sérvio)
08. UNA-MIE-COROANE (Romeno)
09. TAUSAND KRONEN (Alemão) - parte central da cédula reproduzida na figura n° 01
10. EZER KORONA (Húngaro) - parte central do reverso reproduzida na figura n° 02.


                        A identificação das línguas foi feita através da comparação das cédulas em estudo com as demais emissões da região e com a ajuda de pessoas daquelas comunidades.


                        No que diz respeito à variação da estampa de 1000 coroas temos 14 possibilidades, vejamos[2]:


[1] Em Eslovaco temos apenas a mudança do acento - "Tisiac Korún".
[2] Acreditamos que esta catalogação pode não ser exaustiva, apesar de conter todas as variantes da cédula de 1000 coroas indicadas pelo catálogo World Paper Money.

A. Emissões para o Império Austro-Húngaro[1]


01 - Pick n° 8a (fundo cinza-esverdeado) e 8b (fundo rosa), emitidas em 2 de janeiro de 1902, pelo Banco Austro-Húngaro. (figuras 1 e 2). Esta é a emissão de "origem", após, estas cédulas foram aproveitadas através da utilização de superimpressões e carimbos.


[1] Esta emissão, bem como as seguintes até a n° 07, foram catalogadas com as emissões da Áustria pelo World Paper Money.



Figuras n° 4 e 5 - Reprodução parcial do anverso e do reverso da cédula (Pick n° 8a) -  Brasões das duas coroas, da Áustria (águia bicéfala dos Habsbourgs ) e da Hungria no reverso.


B. Emissões para a Áustria [1]


02 - Pick n° 48, emissão em 4 de outubro de 1920, com superimpressão em vermelho "Ausgegeben nach dem 4.Oktober 1920", emitidas ainda pelo Banco Austro-Húngaro. Esta cédula é semelhante a Pick n° 8.


[1] Trata-se do período de transição antes da formação da República da Áustria em 1922.



Figura n° 6 - Reprodução parcial do anverso da cédula (Pick n° 48) com a superimpressão"Ausgegeben nach dem 4.Oktober 1920" , que na cédula vem na diagonal.


03 - Pick n° 57 (a,b e c) emissão do Banco Austro-Húngaro de 1919 com superimpressão. Esta cédula é semelhante a Pick n° 8. A Pick n° 57b apresenta além da superimpressão na horizontal (Deutschösterreich[1]) mencionada, um carimbo adicional. O texto é o seguinte: "Note Echt, Stempel Falsch" (nota genuína, superimpressão falsa); a "c", da mesma forma, apresenta superimpressão e novamente um carimbo, cujo texto seria: "Note Echt, Stempel Nicht Konstatierbar" (nota genuína, superimpressão, não pode ser verificada). O catálago não confirma a existência desta última variante. Um carimbo semelhante a Pick n° 57b pode ser visualizado no Catálogo World Paper Money; trata-se da cédula de 50 coroas (Pick n° 54b). Abaixo temos a imagem da superimpressão que acompanha as três espécies nominadas.


[1]Na tradução do termo teríamos "reino do austríacos alemães", ou "austro-alemães", isto talvez se deva ao fato dos austríacos (hoje a população austríaca é composta etnicamente de 99,4% de alemães) desejarem naquela época a anexação da Áustria a Alemanha - "Anschluss".

Figura n° 7 - Reprodução da superimpressão "Deutschösterreich" a partir de uma cédula de 1000 coroas (Pick n° 59). Esta superimpressão esta presente nas cédulas destinadas ao território que viria em 1922 a constituir a República da Áustria, Pick n° 57 (a,b e c), 58, 59, 60 e 61 e dependendo do caso ela ainda é acompanhada de superimpressões e carimbos adicionais. Ela pode ainda se apresentar na horizontal ou na vertical dependendo da variante.


04 - Pick n° 58 emissão de 1919, emissão do Banco Austro-Húngaro, com superimpressão adicional em preto ECHT "Echt Oesterreichisch Ungarische Bank Hauptanstal Wien". Cédula semelhante a Pick n° 8 e 57.


Figura n° 8 - Reprodução parcial do anverso da cédula (Pick n° 58) com a superimpressão "Deutschösterreich" e o carimbo ECHT "Echt Oesterreichisch Ungarische Bank Hauptanstal Wien".


05 - Pick n° 59 emissão de 1919 com superimpressão "Deutschösterreich"  na vertical em vermelho, em um dos lados. Cédula semelhante a Pick n° 8 e n° 57. Nesta cédula o reverso vem em alemão e não em húngaro. É uma cédula bastante comum apesar de parecer um erro de impressão, eis que os dois lados são semelhantes à figura n° 1.

06 - Pick n° 60, emissão de 1919 com superimpressão "Deutschösterreich" na horizontal. Anverso como a Pick n° 8 e 57. Reverso: com ornamentos e dois medalhões nos cantos superiores com figura de mulher. O reverso em húngaro ou mesmo em alemão[1] foi suprimido nestas cédulas. (ver Figura n° 9).

07 - Pick n° 61, emissão de 1919 com superimpressão "Deutschösterreich"  e na lateral uma superimpressão adicional "II. Auflage", ou seja, 2ª emissão.. Cédula semelhante a Pick n° 60.


[1] Além das outras 8 línguas.


Figura n° 9 - Reprodução parcial reverso da cédula de 1000 coroas (Pick n° 61). Este reverso esta presente igualmente na Pick n° 60.


C. Emissões para a Hungria


08 - Pick n° 31 emissão de 1920, apresenta superimpressão na "face húngara". Esta cédula é semelhante a Pick n° 8.[1]


[1] Encontramos menção a existência de variantes no que diz respeito à superimpressões


Figura n° 10 - Reprodução da superimpressão utilizada nas cédulas da Hungria.[1], o brasão aparece no centro.

D. Emissões para a Tchecoslováquia

09 - Pick n° 5 emissão de 1919, apresenta um selo, que neste caso é de 10 coroas "Koruna"[2]. Esta cédula é semelhante a Pick n° 8. Algumas destas cédulas podem apresentam um carimbo de "canceladas".


[1] Na ausência de uma cédula de 1000 coroas para fazermos a demonstração utilizamos uma de 10 cuja superimpressão é semelhante.
[2] No caso das cédulas da já antiga Tchecoslováquia, se houve o corte de zeros, o valor da cédula passaria a 10 coroas (representada pelo selo) e a classificação tomaria outra forma, mas não foi possível confirmar tal ocorrência. Mesmo confirmando-se esta hipótese ainda estaríamos diante do aproveitamento da cédula de 1000 coroas justificando sua inclusão nesta lista.



Figura n° 12 - Reprodução parcial da cédula (Pick n° 5) onde temos um selo de 10 coroas

E. Emissões para a Iugoslávia

10 - Pick n° 10A emissão de 1919, texto em Croata, possui um selo e um carimbo. Esta cédula é semelhante a Pick n° 8.

11- Pick n° 10B emissão de 1919, texto em Esloveno, possui um selo e carimbo. Esta cédula é semelhante a Pick n° 8.



Figura n° 13 - Selo e carimbo da cédula de 10 coroas da Iugoslávia (Pick 6b); as cédulas em questão Pick n° 10A e 10B da Iugoslávia apresentariam da mesma forma um selo (desconhecemos o valor) e um carimbo que seria semelhante a este.


Obs.: Estas cédulas ainda podem apresentar somente o carimbo e uma numeração complementar conforme informação contida no World Paper Money.

  

F. Emissões para a Romênia


12 - Pick n° 19, emissão de 1919, possui um carimbo. Esta cédula é semelhante a Pick n° 8.

13 - Pick n° 19A, emissão de 1919, tem um carimbo em Húngaro. Esta cédula é semelhante a Pick n° 8. Elas podem apresentar um carimbo adicional em Húngaro ou em Iugoslavo (usual nas unidades militares).



Figura n° 14 - Reprodução do carimbo utilizado nas cédulas da Romênia semelhante ao Pick n° 19.[1]

G. Emissões para a cidade de Fíume (atual Rijeka na Croácia)

14 - Pick S116 (a,b e c) data 2 janeiro de 1902 superimpressão "Citta di Fiume" (em italiano) texto em húngaro "Ezer Korona" no reverso. Apresenta três variantes no que tange a superimpressão. Existem cédulas com duas superimpressões diferentes.


[1] Encontramos menção que este carimbo em Romeno seria da região da Burcovina.


Figura n° 15 - Reprodução de uma das superimpressões utilizadas nas cédulas de Fiume.


                        Grande parte das estampas do antigo Império Austro-Húngaro foi reaproveitada, sendo que as cédulas de 1000 coroas apresentadas a título de exemplo, foram aproveitadas por todos os novos países advindos do desmantelamento do Império, no entanto, existem outros valores que foram aproveitados por um ou por outro país, questão que será abordada posteriormente.

Bibliografia

- Atlaséco 2004. Mediaobs, France, 322 p., 2004.
- Encyclopedie Eletronic Encarta, France, 1999.
- Géographie de L´Europe, F.Schrader et Galloédec, France, 2ª édition, 438 p, 1896.
- Le Petit Larousse - Grand Format 2003, Larousse, France, 1885 p., 2003
- MRI Bankers´ Guide to Foreigh Currecy, USA, 43rd Edition, 256 p. , 2002.
- Standard Catalog of World Paper Money. Albert Pick. Krause Publications, USA, 7ª Edition, General Issues, 1280 p., 1994.
- Standart Catalog of World Paper Money Pick. Albert, 5° edition, Specialized issues, USA, 1986.

Autor: Marcio R. Sandoval (sterlingnumismatic@hotmail.com)