quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ALBERTO SANTOS DUMONT - 14 BIS

                                                                                    © 2010 Marcio Rovere Sandoval


Fig.1 - Capa do Petit Journal – Suplemento Ilustrado de 25 de novembro de 1906 noticiando a realização do primeiro vôo mecânico reconhecido oficialmente como sendo o primeiro da história (clique para ampliar).

Uma sensacional experiência de aviação no Bois de Boulogne.
Santos-Dumont a bordo de seu aeroplano!
O "mais pesado que o ar" acaba de dar um passo de gigante, um passo de 220 metros, e é a Santos-Dumont, já célebre por suas experiências de “aerostação dirigível”, que a aviação deve este sucesso.
Desde alguns anos, este neste sentido que se dirigem os desejos e as pesquisas de um grande número daqueles que se preocupam com o futuro da navegação aérea.
O pioneiro desta ciência foi o alemão Lilienthal, que morreu após fazer mais de duas mil experiências.
Ao mesmo tempo, o capitão Ferber foi o primeiro francês que foi suspenso acima do solo por meio de um aeroplano.
A América teve de seu lado o inventor Chanutte, cujos trabalhos sobre as formas puderam assegurar melhor a estabilidade do aeroplano; seguidos dos irmãos Wright, cujas experiências tiveram uma repercussão considerável.
No meio do mês de junho do ano passado foram experimentadas, a Billancourt, o aeroplano de Archdeacon e a Mônaco, o helicóptero de Maurice Ligero. Enfim, desde o início deste ano, Santos Dumont se empenhava na construção de sua máquina voadora e que acaba de experimentar, com sucesso, ao Bois de Boologne, sobre o gramado de Bagatelle.
Nossa imagem dá uma idéia exata desta experiência sensacional. São quatro horas; diante de uma multidão considerável, que compareceu em virtude do anúncio desta experiência; o inventor vai lançar o seu grande pássaro através do espaço.
Os anotadores e os cronometristas estão a seus postos; atrás do pássaro, um automóvel que deve segui-lo, a bordo o cronometrista E. Surcout e Jacques Faure, que se incumbirá de anotar a extensão e a duração dos vôos... ; tudo esta pronto; Santos dá partida em seu motor... É os que nos conta Jacques Faure: “Eu me instalei no automóvel que foi posto a disposição dos cronometristas. Nós nos arranjamos a vinte metros a direita do avião de Santos, prontos para partir em mesmo tempo que ele. Eu tinha uma pilha de pratos em minhas mãos; eu devo deixar eles caírem um a um onde o avião deixar e retornar ao solo, de maneira a poder em seguida medir as distâncias percorridas no ar. Surcouf, tem os olhos fixados sobre o seu cronômetro.
O nosso motor, devagar, gira muito lentamente. Santos faz um sinal; o seu aparelho parte, e nos o seguimos, a poucos metros atrás, para não atrapalhar nenhum de seus movimentos. Santos percorre cerca de 40 metros comandando seu aparelho e docilmente quita o solo; eu deixo cair um prato, enquanto que Surcouf inicia sua cronometragem.
Com uma admirável estabilidade e equilíbrio, Santos se eleva a uma altura que varia de 4 a 6 metros. Ele fica exatamente 21 segundos no ar, descendo e parando no meio de uma multidão que gritava entusiasmada”.
Santos-Dumont mal saíra de seu aparelho quando diversas mãos se estenderam em sua direção, estendo-lhe a mão, Jacques Faure, exultante, lhe segura firmemente e lhe coloca sobre os ombros e lhe carrega em triunfo no meio de aclamações emocionadas. Acabou-se, na verdade, de se medir o vôo do heróico e intrépido brasileiro: em 220 metros!
(in, Suplemento ilustrado do Petit Journal – 25 de novembro de 1906, número 836, p.370).
Tradução para a Língua Portuguesa de nossa autoria.
Texto original em francês
Une sensationalle expérience d aviation au bois de boulogne
M. Santos-Dumont à bord de son aéroplan!

Le "plus lourd que l air" vient de faire un pas de géant, un pas de 220 mètres, et c’est a M. Santos-Dumont, déjà célèbre par ses expériences d’ aérostation dirigeable, que l’ aviation doi ce succès.

Depuis quelques années, c’ est de ce cote que se tournent les vœux et les recherches d’ un grand nombre de ceux que préoccupe l’ avenir de la navigation aérienne.

Le protagonista de cette science fut l’ Allemmand Lilienthal, qui se tua après avoir fait plus de deux mille experiencés.

En même temps, le capitaine Ferber fut le premier Français que se soit élevé aus dessus du sol au moyen d’ un aéroplane.

L’ Amérique eut, de son côté, l’ inventeur Chanutte, dont les travaux portèrent particulièrement sur les formes pouvant assurer e miex la stabilité de l’ aéroplane; puis les frères Wright, dont les expérienses eurent un retentissement considérable.
Au moin de Juin de l’ année dernière furent expérimentés, a Billancourt, l’ aeroplane de M. Archdeacon, et, à Monaco, l’ hélicoptète de M.Maurice Léger. Enfin, depuis le début de cette année, M. Santos-Dumont donnait tous ses soins à la machine volante qu’ il vient d’ experimenter si heureusement au bois de Boologne, sur la pelouse de Bagatelle.
Notre gravure donne la physionomie exacte de cet essai sensationnel.
Il est quatre heures; Devant une foule considérable, accourue à l’ annonce de ces expériences, l’ inventeur va lancer son grand oiseau à travers l’ espace.
Les jalonneurs, les chronométreurs sont à leur poste; derrière l’ oiseau, une automobile doit suivre, avec à bord, le chronométreur E. Surcout et M. Jacques Faure, a qui incombera le soin de noter l’ etendue et la durée de vols…; tout est prêt; Santos lance son moteur… Et voici ce que conte M. Jacques Faure:
"Je m’ installe dans l’ automobile mise à diposition des chronométreurs. Nous nous rangeons à vingt mètres à droite de l’ avion de Santos, prêts à démarrer en même temps que lui. J’ ai une pile d’ assiettes dans les mains; je dois les laisser tomber une à une à l’ endroit même où l’ avion quittera et reprendra le sol, de façon à pouvoir ensuite mesurer les distances parcourues en l’ air. Surcouf, lui, a les yeux fixés sur son chronomètre."
"Notre moteur, au ralenti, tourne très lentement. Santos fait un signe; son appareil démarre; et nous suivons, à quelques mètres em arrière, pour ne gêne aucun de ses mouvements. Santos roule 40 mètres environ, commande alors son gouvernail et l’ appareil, docile, quitte aussitô le sol; je laisse tomber une assiette, tandis que Surcouf lance son chronomètre. Admirable de stabilité et d’ équilibre, ne roulant ni ne tanguant, Santos s’ élève à une hauteur que varie de 4 à 6 mètres. Il reste exactement 21 secondes dans l’ air, redescend et s’ arrête au milieu d’ une foule que hurle d’ enthousiasme."
"Santos-Dumont est à peine hors de sa nacelle que les mains se tendent vers lui, l’ empoignent M. Jacques Faure, que exulte, le happe, le hisse sur ses épaules et le porte en triomplhe au milieu d’ acclamations émouvantes. On vient, en effet, de mesurer le vol de l’ héroique et intrépide Brésilien: il est de 220 mètres!
(Supplément illustré du Petit Journal – 25 novembre 1906, número 836, p.370)



Fig. 2 – Detalhe do reverso da cédula de 10.000 cruzeiros (1966-1975), o 14 bis voando no Bois de Boulogne – Paris 1906
Veja mais sobre Santos Dumont nesta página: Santos Dumont nas cédulas brasileiras e o Dirigível nº.5.

Tradução: Marcio R. Sandoval

email: sterlingnumismatic@hotmail.com
© 2010 Marcio Rovere Sandoval